Curiosidades

PAR OU ÍMPAR?

“Eu descobri essa neurose depois do acidente (a cantora sofreu um acidente de carro em 2001) e fiquei muito tempo parada, ficava no hospital, deitada em casa, deitadinha na cama com a perna esticada. Aí as pessoas vinham me visitar e as pessoas sempre repetiam as visitas… aí aquela falação, aquelas visitas… aí eu comecei a perceber e ter a consciência que eu tinha essa coisa. A pessoa chegava e falava… sei lá… Ana Rita Joana Iracema Carolina, eu dizia par. Não sei quantas letras são, mas sei que é par. É uma loucura que vem de muito tempo… aprendi a fazer isso… não tem o que fazer mais…”.

Música Joana

“Era uma pessoa que eu conheci e como todo mundo tem sempre um carma, uma pessoa que não gosta… E aí ela era um pouco mala. Uma mala pesada, difícil de carregar (rs).”

Música Trancado

“Quando mais nova, em Minas, eu tinha uma mania muito estranha – ficava trancada no meu quarto durante muito tempo. Minutos, horas, dias, semanas… Só comendo pizza, que é a única coisa que passa debaixo da porta e também uma outra mania de colocar algodão no buraco da fechadura, de modo que ninguém me visse.

Até que um amigo disse: Ana, é um pouco estranho, não queria dizer não, essa sua mania de ficar trancada. Já pensou em fazer terapia, análise, terapia em conjunto, alguma coisa pra você tentar exteriorizar essa sua vontade de ficar dentro do quarto? Enfim… como todas as pessoas que fazem terapia são convidadas a falar um pouco mais sobre suas questões, eu resolvi me trancar no quarto pela última vez e escrever uma música que justificasse essa obsessão… E eu acho que ainda não me curei”.

Cara de Caneca

“Um dia eu tava dando uma entrevista no sofá da minha casa. O jornalista me perguntou: Ana se você fosse cantar uma música brega, que música você cantaria?
Eu fiquei com aquela cara de caneca… Não respondi… Cara de caneca é quando você ganha uma caneca e fala Oh!”.

Pestana

(técnica de execução muito comum em violões e em guitarras elétricas, onde o dedo indicador pressiona todas as cordas do instrumento na mesma casa): “Eu tive muita dificuldade com pestana. Tem uma passagem hilária: eu tava tentando fazer um Fá Maior e não conseguia e fiquei com tanta raiva daquilo que quebrei o violão. Me arrependi… engraçado que a sensação de me arrepender era enquanto eu tava na raiva de quebrar, eu já tava me arrependendo mas fui até o final… fiquei mal mandei o cara arrumar o violão pelo amor de deus.. quando o violão voltou, engraçado, quando eu peguei o violão, saiu a pestana. Bom, eu precisa ter te quebrado! (rs)”

O primeiro acorde

“Quando eu vi aquele homem fazendo aqueles três dedos, ele dava uma volta… e aquilo era grego pra mim… e aí voltava pra aqueles três dedos. Eu cheguei em casa e fiz aqueles três dedos e não sabia nem que aquilo era Lá! (rs) O Lá me trouxe até aqui…”

Selo Armazém

“Há um tempo atrás eu tive uma conversa com a minha gravadora, com a Sony, e disse que queria fazer um selo, que chama-se Armazém. Meu pai era de Minas Gerais e era dono de armazém, então isso foi uma homenagem a um pouco da historia da minha família… esse selo se chamar Armazém”.

Número 9

Por que não um disco de nove canções, já que eu nasci no dia 09/09? Me dei conta que fazia 10 anos de carreira porque comecei no ano de 1999 e estamos em 2009… fiquei meio maluca, meio neurótica e resolvi colocar o nome do disco de Nove”.

Tela Traição

“Queria algo que definisse a densidade do tema. Não usei tinta, resolvi pintá-lo com meu sangue. Meu pai e minha mãe foram amantes durante 12 anos e eu sou filha de uma traição. Então quando eu fui pintar essa tela com o meu sangue, achei muito forte e muito interessante colocar o nome da tela de Traição, sou filha de uma”.

Música Traição

“A gente começou a fazer uma música (a música foi feita em parceria com Chiava Civello) e eu comecei a fazer a música no piano e ela me ajudou a terminar a melodia, mas a gente não tinha letra. E eu tô querendo falar de traição desde que eu nasci e nunca que eu consegui. Aí eu falei pra ela, essa canção é sobre traição, algo me diz que é essa… e aí a gente tava numa de caminhar na praia… aí eu cheguei na ponta da pedra de São Conrado e falei: olha quando a gente chegar naquela outra ponta, a gente vai tá com a letra de Traição pronta, ok!? Quando a gente tava chegando quase no final e ainda faltava uma frase, eu começava a “ralentar” (rs) mas fizemos a letra”.

Notícias Populares

“Eu sofri uma violência há alguns meses atrás (06/2005) no Rio de Janeiro, um tiro no vidro do carro por motivo de assalto e aí nesse mesmo dia eu cheguei em casa, ainda meio atônita com o que tinha acontecido e fiz uma canção inteira, que saiu de uma vez só”.

Tema água

O tema das águas é recorrente nas canções da Ana e referências ao tema aparecem em diversas letras. Separamos 25 canções (!): Tô Saindo, A Canção Tocou Na Hora Errada, O Rio, Vê Se Me Esquece, 2 Bicudos, Uma Louca Tempestade, Pra Rua Me Levar, É Mágoa, Notícias Populares, Brasil Corrupção, Claridade, Eu Não paro, Tolerância, Eu Que Não Sei Quase Nada Do Mar, Três, Um Edifício No Meio Do Mundo, Era, Resta, Traição, As Telas E Elas, Um Sueño Bajo El Agua, Luz Acesa, Velas e Ventos, Abismo.

Antes de tocar

Ana já fazia canções antes mesmo de tocar violão e tinha a mania de plastificar as letras. Mas como era muito caro, ela guardava as letras nos saquinhos de roupas usados em lojas.

Carvão

A música “Carvão” foi feita a partir de uma fórmula matemática criada pela cantora, ou seja, foi feita racionalmente sem nenhuma inspiração emocional. “Às vezes você fica muito escravo da inspiração, dependendo da pessoa que você ama que te diga alguma coisa, dependendo da janela que você vai abrir… você fica muito dependente do que o mundo vai te dando. Então quando você resolve impor as normas talvez isso te dê um outro sentido na hora de compor.”

Relógio

O relógio de mão que aparece nos vídeos “Un Sueño Bajo El Agua”, “Leveza de Valsa”, Combustível e Libido pertenceu ao avô da Ana e se tornou uma espécie de talismã para a cantora. Será que aparecerá nos próximos vídeos?

Quer Saber // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  1. Quer Saber // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  2. Outras Paisagens // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  3. Hoje // Ana Carolina - Cover Multishow 2015
  4. Descomplicar // Rádio Cantinho
  5. Coração Selvagem – #AC 2015 // Ana Carolina - #AC - Duplo
  6. Coisas feat Ana Carolina // Sal da Vince feat Ana Carolina - Se amore e'