Notícias

Blog Cantinho da Ana
08 dezembro 2016

Ana Carolina lança seu primeiro livro “Ruído Branco” e mostra seu lado “poeta”

|
0 Comment
|

ana-carolina-credito-nelson-faria-2-1Obra reúne poemas, memórias e histórias reais contadas em prosa poética – além de fotos e letras inéditas, e já está disponível nas livrarias do país

Noites de autógrafos no Rio e em São Paulo reuniram centenas de fãs e celebridades – ao todo, mais de 1000 livros foram autografados pela autora, que prepara para o próximo ano um show baseado no livro.

A mineira Ana Carolina é uma das mais conceituadas cantoras e compositoras de Música Popular Brasileira. Em 17 anos de carreira já vendeu mais de cinco milhões de discos e acumulou prêmios nacionais e internacionais. Seus fãs ardorosos conhecem a versatilidade da artista que é cantora, compositora, arranjadora, musicista e artista plástica. Agora, o público vai conhecer uma outra faceta de seu trabalho – a da poeta Ana Carolina.

Na última semana, a cantora lançou, no Rio de Janeiro e em São Paulo, seu primeiro livro, “Ruído Branco (Editora Planeta). As duas concorridas noites de autógrafos reuniram centenas de fãs – em SP, algumas pessoas chegaram ao local de lançamento 30 horas antes, dormindo uma noite na fila para serem as primeiras a terem seus livros autografados pela autora. Ao todo mais de 1000 livros foram vendidos na pré-venda, e toda a primeira edição já está disponível nas livrarias.

ana-carolina-1

O livro, de capa dura, com fotos de Nelson Farias, apresenta algumas  telas e fotos exclusivas de sua intimidade, além de textos nos gêneros poesia urbana e prosa poética, onde os leitores serão apresentados à escritora Ana Carolina. Suas páginas abrigam mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida e divididas em quatro temas: POESIA / PROSA / POESIA MUSICADA E CADERNINHO (um fac-símile de textos escritos em uma máquina de escrever quando Ana tinha apenas 12 anos!). Da alegria do amor à dor das separações, da infância às aventuras da vida adulta (nem sempre com finais felizes), Ana se expõe como poucas vezes.

Sua verve poética é avalizada por dois colegas de peso: os poetas Fabrício Carpinejar, que escreve um prefácio elogioso, e Elisa Lucinda, autora do texto de apresentação que estampa a 4a. capa do livro.

“Sem as margens das partituras definidas, a poesia de Ana Carolina chega cheia de sinceridade ao nosso encalço. De noite, de dia, manhã, madrugada, pode esperar, em alguma rua, um verso dela nos pegará”, escreve Elisa Lucinda.

“Ruído Branco não é obra de iniciante, mas de veterana da escureza. Sua estreia já nasceu antiga, como antologia. Parece escritora comemorando vinte anos de carreira. Ela pode passar o discurso de que não tem nenhuma pretensão, de que está brincando, de que são versinhos. Não caia neste papo de humildade. Ou o poema sangra ou o poema corta, não há meio-termo na passionalidade lírica de AC. Ou é quente ou infernal”, atesta Fabrício.

Para o próximo ano, Ana Carolina está preparando um novo show baseado em Ruído Branco, no qual irá musicar alguns dos poemas que fazem parte do livro e apresentar canções inspiradas pelos textos. Alguns dos poemas ganharão também  vídeos  inéditos dirigidos pela própria Ana.

Sobre a autora

capa-ruido-brancoMineira de Juiz de Fora, Ana Carolina lançou seu primeiro disco em 1999 e, hoje, sua carreira já inclui 12 álbuns e seis DVD. Ganhou sete Prêmios Multishow de Música Brasileira, três vezes o Troféu Imprensa e uma vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro grande sucesso, “Garganta”, viria já no primeiro álbum e, depois dele, Ana Carolina emplacou cerca de 30 singles nas paradas brasileiras.

As composições da artista, que já fez parcerias com Seu Jorge, Luiz Melodia, Gilberto Gil e Guinga, entre muitos outros, já foram gravadas por grandes nomes como Maria Bethânia, Gal Costa, John Legend, Esperanza Spalding, Chiara Civello, Jorge Vercillo, Mart’nália, Zizi e Luiza Possi, Pedro Camargo Mariano e Preta Gil, para citar alguns.

Em 2009, quando completou 10 anos de carreira, lançou o álbum Nove, no qual destaca-se a canção “Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)”, em um dueto com o cantor, compositor e pianista americano John Legend. A canção chegou ao topo da Billboard Hot Songs (Rio de Janeiro) e o 34° lugar na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, Ana Carolina + Um, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Em 2012, gravou duetos com astros da música internacional, como Tony Bennett e Alejandro Sanz.

Ainda em 2012, Ana Carolina lançou no iTunes sua primeira compilação digital Mega Hits. A coletânea inclui 30 faixas com os maiores sucessos da cantora. O repertório seleciona as músicas mais procuradas pelos fãs de Ana Carolina na plataforma digital e as disponibiliza em um álbum digital exclusivo. A comercialização da coletânea pelo iTunes é reflexo do crescente relacionamento entre Ana Carolina e seus fãs através da internet. Recentemente, Ana já alcançou quase quatro milhões de seguidores em suas redes sociais.

Em 2013, Ana lançou seu sexto trabalho de inéditas #AC, que foi o primeiro álbum disponibilizado por um artista nacional através de streaming no iTunes. #AC também traz Ana dividindo os microfones com Chico Buarque. No ano seguinte, lançou novo DVD e turnê #AC ao Vivo, com uma concepção da própria cantora e direção de Monique Gardenberg.

Ruído Branco – Editora Planeta
N° de páginas: 144
Preço : R$39,90

|
Quer Saber // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  1. Quer Saber // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  2. Outras Paisagens // Ana Carolina - Projeto Dorflex Music
  3. Hoje // Ana Carolina - Cover Multishow 2015
  4. Descomplicar // Rádio Cantinho
  5. Coração Selvagem – #AC 2015 // Ana Carolina - #AC - Duplo
  6. Coisas feat Ana Carolina // Sal da Vince feat Ana Carolina - Se amore e'